Chegou ao conhecimento da Chapa 1 – Novo Rumo uma informação alarmante em relação ao plano de saúde do Sindifisco Nacional. Tivemos acesso ao balancete com demonstrativo da situação financeira do Unafisco Saúde nos primeiros 7 meses de 2024 e a situação é assustadora: considerando a entrada de mensalidades e as despesas assistenciais e administrativas, foi identificado um rombo de mais de 35 milhões de reais até junho de 2024, que aumenta para um déficit de mais de 47 milhões de reais se considerarmos o mês de julho na conta (mês ainda não consolidado).
Se considerarmos os déficits dos anos anteriores, de quase 12 milhões de reais em 2022 e de 15,5 milhões de reais em 2023, temos um rombo total até agora, sob a gestão da chapa 2, de aproximadamente 74,5 milhões de reais, um número bastante preocupante para os usuários do plano de saúde e para todos os filiados do Sindifisco Nacional, pois todos sabem que problemas financeiros no plano de saúde respingam no patrimônio do Sindicato, afetando mesmo aqueles que não são usuários do plano de saúde.
Em comparação com a administração anterior da Diretoria Executiva Nacional (DEN), que promoveu uma gestão austera e equilibrada do ponto de vista financeiro do plano de saúde, entregando em 3 anos de gestão um superávit total de aproximadamente 101,8 milhões de reais, percebe-se, atualmente, um problema sério e preocupante de gestão financeira do nosso plano de saúde, pois é notório o aumento do desequilíbrio financeiro de forma crescente desde o primeiro ano da atual gestão do Sindifisco, em 2022, até agora, em 2024.
Para sermos mais claros, a atual gestão começou entregando um déficit financeiro em 2022 de R$ 12 milhões de reais e, até julho de 2024, com números ainda não consolidados, déficit de R$ 47 milhões de reais apenas nesses 7 meses. É uma trajetória preocupante, que mostra claramente a má administração do plano de saúde pela atual DEN, concorrente à reeleição pela chapa 2 do Sindifisco Nacional.
As reservas financeiras do plano de saúde, que foram conquistadas pelas gestões anteriores da DEN de maneira zelosa e prudente, estão sendo impiedosamente queimadas pela atual gestão, concorrente pela chapa 2 nas eleições sindicais. Os números não mentem e nos mostram de modo cristalino que não há profissionalismo na atual administração do plano de saúde.
Essa situação não é nova. No início dos anos 2000 o plano quebrou na gestão do grupo da chapa 2 e os associados foram chamados para efetuar vultosas contribuições extras para salvar o plano. Em 2007, logo que o grupo da Chapa 1 – Novo Rumo assumiu o sindicato, tivemos que fazer um TAC (termo de ajustamento de conduta) com a ANS, assumindo o compromisso de reequilibrar o plano para evitar uma intervenção da agência no Unafisco Saúde.
Diante disso, a pergunta que não quer calar é se você, Auditora e Auditor Fiscal, vai confiar mais um mandato de 3 anos para a atual chapa 2 continuar gerindo de maneira incompetente o seu plano de saúde? Não teme um fim trágico com a continuidade desta situação financeira grave na qual a atual gestão colocou o seu plano de saúde, prejudicando não só a você, mas a todos os seus familiares que porventura utilizem o Unafisco Saúde?
Para o Unafisco Saúde voltar a ter rigidez e segurança financeira, vote Chapa 1 – Novo Rumo!