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Por Que Mudar?

INDÚSTRIA DAS MULTAS E O TRABALHO CONTRA O BÔNUS DE EFICIÊNCIA

O projeto do bônus de eficiência teve início ainda em 2012, gestado pelo grupo político da chapa Novo Rumo, que vislumbrava, já naquela época, que o modelo de remuneração por subsídio, que outrora havia sido interessante, deixara de ser, pois inúmeras carreiras passaram a perceber por subsídio com atrelamento aos valores pagos ao Auditor-Fiscal, o que, por decorrência, impedia o distanciamento da remuneração do nosso cargo dos demais cargos do Poder Executivo Federal.

 

O projeto do bônus de eficiência foi aprovado pela Classe em Assembleia Nacional no ano de 2016 e passou a sofrer inúmeros ataques ferozes da então oposição, atual DEN e autodenominada Frente Pela Paridade.

 

Cegos pela volta do subsídio como modelo remuneratório, sabotaram inúmeras vezes o bom andamento do processo de regulamentação do Bônus de Eficiência, sendo o maior exemplo a criação da tese da “Indústria das Multas”, que matou a possibilidade de a base de cálculo do Bônus vir definida em lei. Não fosse essa desastrada atuação, hoje teríamos à disposição dos Auditores pelo menos 5,1 bilhões de reais na base de cálculo do bônus, pois esse foi o montante da rubrica de multas de ofício arrecadadas no ano passado. Tal montante provavelmente seria suficiente para todos os Auditores ativos estarem no teto salarial e os aposentados, no mínimo, muito próximos disso.

 

 

A última tentativa de matar o bônus de eficiência foi logo no início da atual gestão da DEN. E quem denunciou isso foi a própria vice-presidente, no CDS realizado em junho de 2024, em Belo Horizonte, no qual ela expôs para a Classe que, ainda durante o período de transição do governo Lula 3, diretores da DEN disseram ao governo que pretendiam incorporar o bônus ao vencimento básico (e assim enterrá-lo definitivamente). Corroborando as palavras da vice-presidente, o próprio presidente da DEN durante um CDS em novembro de 2022 disse que pretendia convocar para o início do ano seguinte uma plenária para estabelecer uma nova pauta remuneratória para a Classe.

 

Mas a atuação de outra entidade de Auditores-Fiscais acabou por enterrar a manobra, ao se reunir com o então futuro Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, e falar sobre a existência da reivindicação de regulamentação do bônus, que prontamente despertou o interesse do futuro dirigente, que defendeu o tema junto ao ministro Haddad, que abraçou a iniciativa e efetivamente defendeu a regulamentação do bônus. A atual DEN teve, pois, que mais uma vez curvar-se ao desejo da Classe.

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A Chapa 1 – Novo Rumo surge como uma resposta às demandas e desafios enfrentados pelos Auditores-Fiscais. Com uma visão inovadora e comprometida, nossa chapa se apresenta como a escolha ideal para conduzir o sindicato a novos patamares de excelência e representatividade.

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